Proposta Pedagógica

CONCEPÇÃO FILOSÓFICA E PEDAGÓGICA

A Esfera pretende formar alunos ativos, críticos, reflexivos, cientes de seus valores; alunos em busca do melhor desempenho e capazes de se autogerenciar; alunos preparados para colocar o conhecimento na prática e fazer a diferença. Para tanto, a proposta pedagógica compreende cinco eixos essenciais.

Os quatro pilares da educação preconizados pela UNESCO:

  • Aprender a Saber
  • Aprender a Fazer
  • Aprender a Ser
  • Aprender a Conviver
_76A6838
_76A6008

Rigor acadêmico e complexidade na integração dos planos curriculares nacionais e referenciais curriculares internacionais: busca pelo melhor desempenho dos alunos

A metodologia de trabalho e o padrão de currículo internacional do IB sustentam uma prática contemporânea, que leva o aluno a compreender, estabelecer relações e agir por meio de projetos, atividades diversificadas e avaliações rigorosas. Para atestar o trabalho realizado, a escola aplica exames institucionais externos em todas as áreas de conhecimento, bem como exames de proficiência em língua Inglesa (Cambridge Exams) e em língua Espanhola (DELE – Instituto Cervantes).

O ensino para a compreensão e para a diversidade: aprendizagem significativa.

A Esfera parte do pressuposto de que as pessoas são dotadas de múltiplas inteligências e assume a premissa de turmas heterogêneas no amplo sentido da aprendizagem. Conceitos e conteúdos são trabalhados de forma a possibilitar trabalho individual e em grupo. As aulas atendem à diversidade por meio de estações de trabalho, projetos e participação ativa dos alunos, como protagonistas no processo de aprendizagem.

_76A6632

Educação Bilíngue: Português e Inglês

O bilinguismo no dia a dia da Escola, como forma de expressão da internacionalidade.

A educação bilíngue se contextualiza nas premissas de internacionalidade da escola, oferecendo efetivamente um idioma universal aos alunos, desde a educação infantil, em contexto de imersão, bem como idioma de instrução de diferentes disciplinas no currículo da escola.

A formação de pessoas bilíngues está inserida no cenário internacional, uma vez que a integração crescente dos países para fins científicos e econômicos se faz cada vez mais presente em nossas vidas e certamente será uma demanda crescente.

Oferecer a oportunidade de educação bilíngue a uma criança, desde pequena, é facilitar o seu acesso ao mundo e ampliar suas possibilidades e oportunidades de realização.

Desenvolvimento contínuo da equipe docente

A valorização dos docentes como um dos mais importantes pilares da proposta pedagógica.

Para garantir a manutenção e a aplicação coerente e consistente da proposta pedagógica, os profissionais da Esfera são constantemente capacitados para integrar rigor acadêmico e aulas contextualizadas, por meio de recursos variados a favor da aprendizagem.

O programa de formação docente Esfera contempla:

– Formação inicial para novos professores;

– Reuniões semanais por série;

– Reuniões semanais por segmento;

– Horário semanal para planejamento compartilhado entre professores;

– Eventos específicos de formação em janeiro e julho;

– Participação da equipe em workshops e congressos IB, participação ativa da equipe nos Seminários Internacionais promovidos pela Esfera e apresentações de trabalhos, workshops e palestras da equipe Esfera em Seminários e Congressos de Educação.

IMG_7773

CERTIFICAÇÕES INTERNACIONAIS

Certificação Internacional reconhecida por rigor acadêmico na oferta curricular e formação para o desenvolvimento de mentalidade internacional.

O IB é uma fundação sem fins lucrativos que oferece três programas de educação internacional para alunos de 3 a 19 anos. Os programas visam ao desenvolvimento intelectual, pessoal e emocional, assim como às habilidades de viver, aprender e trabalhar num mundo globalizado.

A Esfera Escola Internacional é certificada pelo IB e autorizada a oferecer o Primary Years Programme – PYP, para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I e o Middle Years Programme – MYP, para o Ensino Fundamental II.

Para mais informações sobre o IB e seus programas, visite www.ibo.org

Integração entre temas de relevância local e global, de modo a ampliar as referências e as perspectivas dos alunos, como parte da formação diferenciada oferecida.

Como escola associada à UNESCO desde 2008, a ESFERA atua com o compromisso de disseminar a missão e os propósitos estabelecidos, em nível internacional, em acordo entre os países membros das Nações Unidas.

Ser escola associada à UNESCO implica numa parceria de trabalho pela formação de uma cultura de paz no mundo, de liberdade e igualdade à luz dos direitos humanos, da sustentabilidade planetária e do trabalho socialmente responsável.

A escola trabalha diversos projetos com todas as séries e segmentos, incluindo os temas dos anos internacionais estabelecidos pela UNESCO, e outros projetos envolvendo consciência intercultural, cidadania e direitos humanos.
www.peaunesco.com.br

Certificação em Língua Inglesa com reconhecimento internacional, a partir do 3o. ano do EF.

www.cambridgeesol.org

Certificação de proficiência em Língua Espanhola com reconhecimento internacional, para alunos ao final do EF II, no 9o. Ano.