Dia Mundial da Educação 💡

Aprender em casa com a tecnologia (e sem ela também!)

O Dia Mundial da Educação é celebrado em 28 de abril. Em um momento como o atual, em que vivemos a pandemia da Covid-19, e as escolas no Brasil e de todo o mundo estão fechadas para evitar que nossas crianças, adolescentes e jovens possam ser contaminados por esta doença, vivemos uma transformação rápida e necessária da forma como educamos. Estamos nos adaptando a um cenário em que as salas de aula físicas estão sendo realocadas para o espaço virtual. Nesse novo cenário para a educação os educadores aprendem e reaprendem procedimentos para que novas formas de ensinar floresçam e tenham bons resultados. Nesse caminho, novo e desafiador, faz-se ainda mais necessária a parceria entre escola e família, para que juntos, de mãos dadas, a educação esteja ainda mais viva e possa trazer frutos para todos os estudantes do mundo.

E como os pais podem ajudar seus filhos?

“Os pais devem ser envolvidos em qualquer esforço de inovação. Se eles não entendem o que está acontecendo e por que isso irá beneficiar seus filhos, podem rápida e compreensivelmente se tornarem barreiras à mudança. No entanto, eles também podem ser os maiores defensores de todo o projeto.”

(HORN, Michael; STAKER, Heather. Blended: Usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015. Pág. 271.)

A Covid-19 nos fez entrar em isolamento social e, com isso, famílias inteiras acabaram fechadas em suas casas, compartilhando espaço e (re)aprendendo esse convívio tão necessário. Em meio a este hiato na vida cotidiana, fora de casa, quando a escola e o trabalho, entre outros afazeres, nos faziam circular, passamos a ter que organizar nossa vida entre as paredes de nossas casas ou apartamentos.

Inicialmente temos que entender o que significa tudo isso, ou seja, compreender tanto a mudança relacionada a transferência de atividades do presencial para o digital, quanto o que é possível continuar fazendo fora das telinhas, no envolvimento entre pais e filhos nesta educação a ser efetivada fora das quatro linhas das salas de aula.

No digital, para facilitar, vamos listar 3 ações importantes a serem realizadas para um melhor uso das tecnologias nos estudos. Clique nas ações para acompanhar as dicas:

Neste Dia Mundial da Educação vale a reflexão sobre comprometimento da escola e família com os alunos, e como irão incentivar (ou não) o estudo e a busca de referências culturais, seja no mundo presencial ou virtual.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

One Response

  1. Nesses tempos difíceis,a única área que pôde ser contemplada acho que foi da educação, porque aí sim eu pude ver inclusão social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo WhatsApp